Texto Base:

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado. (Isaías 61:3)

sábado, 21 de agosto de 2010

Indo a Terra Prometida texto base: Josué 1.1-9

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

1○-O que Deus tem te Prometido?

Deus Prometeu ao povo de Israel(ao povo Hebreu)uma terra onde mana leite e mel (Ele Prometeu primeiro a Abraão-genesis 12.7,atos 7.2-5)
Abraão viu esta terra junto a Isaque e Jacó mais Deus disse a Abraão que eles seriam provados em uma terra estranha, seriam escravos e maltratados (Gn 15.13)
Deus nos Prova antes de nos dá algo
Ele quer ter certeza se somos merecedores, Ele quer ver se quando obtermos o que nos prometeu, nao seremos rebeldes para com ELE. Pois o que Deus estava dando eles era uma terra de Descanço (Dt. 12.9-10)(Dt.8.2)

O povo de Deus passou 400 anos sendo maltratados no Egito, porem Deus disse que castigaria os que maltratarem eles (a naçao) Gn.15.14, e eles sairiam prospero da terra estrangeira(Gn.15.14b)

Deus nos prova mais não nos deixa só em meio as provações, ELE te acompanha em cada passo, ELE mostra quem voce é (prov.17.5).
A provaçao serve para tirar toda impureza, assim como o fogo prova os metais (Jeremias 9.7). Assim fez Deus com o seu povo no deserto, cada pessoa que morreu ali naquele lugar era algo mal assim como lascivia, prosituiçao, fornicaçao, fofoca, e tudo o que Deus nao Gostava, Deus estava purificando o ouro que ali no momento era o seu povo.
D-us prometei dá e ElE cumpriu, pois ElE nao e homem para mentir e nem filho do homem para que se arrependa.
ELOHIN prova para que nao venhamos a ser envergonhados diante de outras naçoes e toda provaçao vencida ela gera perseverança(tiago 1.3-4).
É este o ponto, a APROVAÇÃO.
Após a PROVAÇÃO e a APROVAÇÃO de Deus voce recebe a VITORIA (aquilo que ELOHIN prometeu 1Pedro. 1.7)

Porem quando APROVADO voce começa a conquistar, voce nao sera mais envegonhado porem quando voce chegar na sua terra prometida(A terra e aquilo que Deus lhe Prometeu), as lutas iram começar, pois o inimigo vai querer derrubar voce, porem voce foi aprovado por ELOHIN e nao tem demonio que te derrube, pois na provaçao Deus te deu as armas certas para vencer a luta na terra prometida, portanto voce nao lutara com sua propria força, voce sera totalmente depedente de Deus.
Foi assim com Israel logo apos de passar por provaçoes, e alcançar a vitoria, chegou o tempo de lutas, pois em meio a terra prometida tem desertos que é lugar de lutas, mais, tambem existem montes que e lugar de conquista.
Antes de chegarem a terra prometida que ELOHIN prometeu, o mesmo prometeu o seguinte:"De hoje e diante EU vou fazer com que todos os povos do mundo tenha medo de você, voce sera famoso, e quando ouvirem falar a seu respeito, todos ficarao tao assustado, que tremeram de medo"(DT.2.25)
Depois de sairmos do deserto e passarmos pelas lutas(guerras), adquirimos respeito ou ate medo daqueles que quiseram nos derrubar (josue 5.1).
Quando obedecemos e somos guiados pelo ESPIRITO DE DEUS e somos totalmente dependentes DELE, onde colocarmos as maos obteremos a vitoria, era assim com Israel, todas as vezes que obedeciam a Deus obtiam a vitoria.
DEUS quando promete ELE cumpre.
Foi assim com Israel, Deus prometeu uma terra de descanço e cumpriu com a promessa(Deus deu CANAÃ)
Quando voce chegar na sua terra prometida, obedeça a Deus e voce tera vitorias, nao deixe os pecados que ficaram no meio do deserto revivam(orgulho, lascivia e etc...)
Muitos morrem no meio do caminho por que desobedecem a DEUS (JOSUE 5.6)
Por isso obediecia a Deus gera vitoria, gera poder.
Mesmo na terra prometida voce ainda tera inimigos(diabo e seu demonios) que tentaram te derrubar, te destruir, apenas obedeçae use as armas que Deus te deu na jornada do deserto para permanecer firme, Deus te sustentara e derrubar os que tentarem ir contra ti, pois aí daquele que tocar em um de seus ungidos.
DEUS TE ESCOLHEU, TE PROMETEU E VAI CUMPRIR.
OBEDEÇA

AMEM. http://brunomarinho22.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário